Apresento aqui a proposta de trabalho baseada na psicoeducação e que é utilizada independente de haver ou não indicação de uso de medicamentos. Sugere-se a realização de ao menos as oito primeiras sessões com a periodicidade que melhor lhe convier (semanal, quinzenal, mensal).
Em linhas gerais, e de forma bem resumida, o processo todo baseia-se em:
. compromisso de participação sempre ativa de paciente e psiquiatra, que atuam de forma colaborativa para buscar soluções;
. foco na resolução de problemas atuais ao invés de passados, ou seja, priorizar o que neste momento está prejudicando sua funcionalidade e bem estar;
. abordagem estruturada e bastante prática, envolvendo especialmente questões do dia a dia;
. compreensão das formas como o(s) seu(s) transtorno(s) se manifesta(m);
. reconhecimento dos fatores agravantes e fatores atenuantes dos seus estados psíquicos negativos;
. identificação de sintomas, reações emocionais negativas, pensamentos distorcidos e estados psíquicos incômodos de uma forma geral, para então desenvolver estratégias e adquirir habilidades para amenizá-los ou eliminá-los.
Tem por objetivo aumentar as probabilidades de:
. controle mais rápido e eficaz dos sintomas, especialmente aqueles em que os medicamentos têm menos efeito (quando for o caso);
. prevenção de novos episódios agudos de seu(s) transtorno(s), com manutenção de remissão a longo prazo sem recaídas;
. aumento da probabilidade de manter-se sem uso de medicamentos após o período de tratamento agudo (quando for o caso);
. melhora da qualidade de vida e bem estar geral.
Como pode ser visto abaixo, para cada sessão existem objetivos e tarefas de casa. Estas devem ser realizadas para discussão na sessão seguinte e são parte fundamental do trabalho, pois este não é realizado apenas em consulta, mas também fora dela.
> 1a sessão: Diagnóstico
Objetivos:
1. coletar informações sobre a história de vida e de sintomas;
2. estabelecer o(s) diagnóstico(s);
3. apresentar opções de tratamento;
4. estabelecer em conjunto objetivos e plano de tratamento.
Tarefas de casa:
1. estudar sobre o(s) seu(s) diagnóstico(s) clicando aqui;
2. ler sobre técnicas para alívio da ansiedade clicando aqui;
3. ler orientações sobre tratamento medicamentoso clicando aqui;
4. você pode avaliar a severidade de seus sintomas depressivos clicando aqui;
5. você pode avaliar a severidade de seus sintomas ansiosos clicando aqui;
6. se tiver sido prescrito lítio, leia as orientações para uso desta medicação clicando aqui, e se tiver sido prescrito ácido valproico ou carbamazepina, leia as orientações para uso desta(s) medicação(ões) clicando aqui.
> ATENÇÃO:
Fazer o registro de todas as atividades realizadas em consulta e das tarefas de casa em um caderno de terapia ou arquivo de computador é considerado fundamental. Além de ficarem registrados os seus progressos, as informações ali armazenadas poderão ser muito úteis no futuro.
> 2a sessão: Educação sobre o(s) diagnóstico(s)/Regularidade de hábitos
Objetivos:
1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;
2. revisar questões sobre o(s) seu(s) diagnóstico(s), tais como manifestações sintomáticas, tratamentos e prognóstico(s);
3. estabelecer metas de regularidade de hábitos e analisar a importância da higiene de sono, da prática de exercícios e de uma dieta saudável;
4. definir estratégias para organizar atividades diárias de forma mais saudável e produtiva a fim de reduzir sintomas;
5. Apresentar técnicas de exposição gradual e ativação comportamental.
Tarefas de casa:
1. listar seis emoções/reações corporais negativas com respectivos ativadores e pensamentos automáticos disfuncionais conforme a tabela Identificando Pensamentos Automáticos Disfuncionais. Para acessá-la clique aqui;
2. ler sobre higiene do sono clicando aqui;
3. ler orientações sobre tratamento não medicamentoso clicando aqui.
> 3a sessão: Identificando pensamentos automáticos disfuncionais I
Objetivos:
1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;
2. revisar a tabela Identificando Pensamentos Automáticos Disfuncionais preenchida;
3. analisar como os pensamentos influenciam as emoções/reações corporais;
4. avaliar o padrão de pensamentos automáticos disfuncionais.
Tarefas de casa:
1. listar seis emoções/reações corporais negativas com respectivos ativadores e pensamentos automáticos disfuncionais conforme a tabela Identificando Pensamentos Automáticos Disfuncionais. Para acessá-la clique aqui;
2. ler sobre distorções cognitivas mais comuns clicando aqui.
> 4a sessão: Identificando pensamentos automáticos disfuncionais II/Modificando pensamentos automáticos disfuncionais I
Objetivos:
1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;
2. revisar a tabela Identificando Pensamentos Automáticos Disfuncionais preenchida;
3. analisar as distorções cognitivas mais comuns;
4. apresentar técnicas para avaliar a validade e utilidade dos pensamentos automáticos disfuncionais.
Tarefa de casa:
1. listar quatro pensamentos automáticos disfuncionais com respectivos ativadores e consequências e avaliá-los conforme a tabela Modificando Pensamentos Automáticos Disfuncionais. Para acessá-la clique aqui.
> 5a e 6a sessões: Modificando pensamentos automáticos disfuncionais II e III
Objetivos:
1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;
2. rever as técnicas para avaliar a validade e utilidade dos pensamentos automáticos disfuncionais;
3. revisar a tabela Modificando Pensamentos Automáticos Disfuncionais preenchida;
4. avaliar no dia a dia a relação entre mudança cognitiva e alívio de sintomas.
Tarefa de casa:
1. listar quatro pensamentos automáticos disfuncionais com respectivos ativadores e consequências e avaliá-los conforme a tabela Modificando Pensamentos Automáticos Disfuncionais. Para acessá-la clique aqui.
> 7a sessão: Modificando pensamentos automáticos disfuncionais IV/Conceituando esquemas disfuncionais e estilos de enfrentamento
Objetivos:
1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;
2. revisar a tabela Modificando Pensamentos Automáticos Disfuncionais preenchida;
3. introduzir o conceito de esquemas disfuncionais e analisar sua relação com pensamentos automáticos disfuncionais;
4. apresentar o conceito de estilos de enfrentamento e os tipos mais comuns (resignação, evitação e hiper-compensação).
Tarefa de casa:
1. ler o texto de introdução sobre esquemas disfuncionais clicando aqui.
> 8a sessão: Identificando esquemas disfuncionais I
Objetivos:
1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;
2. analisar a relação entre os esquemas disfuncionais e os estados emocionais/corporais negativos;
3. apresentar os fundamentos sobre a origem dos esquemas disfuncionais;
4. avaliar as formas como os esquemas disfuncionais são perpetuados.
Tarefa de casa:
1. identificar esquemas disfuncionais através da leitura dos textos apresentados nos links da página que você acessa clicando aqui.
> 9a sessão: Identificando esquemas disfuncionais II
Objetivos:
1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;
2. listar e analisar os esquemas disfuncionais que foram identificados na tarefa de casa;
3. identificar as possíveis origens dos esquemas disfuncionais;
4. avaliar como os esquemas disfuncionais identificados foram perpetuados.
Tarefa de casa:
1. confirmar ou não os esquemas identificados na tarefa de casa da sessão 8 através da releitura dos textos apresentados nos links da página que você acessa clicando aqui;
> 10a sessão: Identificando esquemas disfuncionais III
Objetivos:
1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;
2. listar e analisar os esquemas disfuncionais que foram confirmados na tarefa de casa, identificando as suas possíveis origens e a forma como foram perpetuados;
3. avaliar os estilos de enfrentamento mais comuns para cada esquema disfuncional identificado.
Tarefa de casa:
1. preencher a tabela Identificando Esquemas Disfuncionais clicando aqui.
> 11a sessão: Identificando esquemas disfuncionais IV
Objetivos:
1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;
2. revisar a tabela Identificando Esquemas Disfuncionais preenchida;
3. reforçar a relação entre pensamentos automáticos disfuncionais e esquemas disfuncionais.
Tarefas de casa:
1. preencher a tabela Identificando Esquemas Disfuncionais clicando aqui.
> 12a sessão: Identificando esquemas disfuncionais V/Modificando esquemas disfuncionais I
Objetivos:
1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;
2. revisar a tabela Identificando Esquemas Disfuncionais preenchida;
3. apresentar técnicas para modificação de esquemas disfuncionais;
4. apresentar o conceito de pólo saudável.
Tarefas de casa:
1. listar evidências a favor e contra os principais esquemas disfuncionais;
2. identificar quando o pólo saudável está atuando.
> 13a e 14a sessões: Modificando esquemas disfuncionais II e III
Objetivos:
1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;
2. analisar as evidências a favor e contra os principais esquemas disfuncionais identificadas nas tarefas de casa;
3. avaliar a veracidade ou inveracidade dos esquemas disfuncionais;
4. analisar os momentos identificados em que o pólo saudável atuou.
Tarefas de casa:
1. listar evidências a favor e contra os principais esquemas disfuncionais;
2. identificar quando o pólo saudável está atuando.
15a sessão: Modificando esquemas disfuncionais IV
Objetivos:
1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;
2. apresentar técnicas de ensaios comportamentais;
3. identificar formas de intervir quando o(s) esquema(s) disfuncional(is) está(ão) atuando.
Tarefas de casa:
1. aplicar as intervenções quando o(s) esquema(s) disfuncional(is) está(ão) atuando planejadas na sessão;
2. identificar quando o pólo saudável está atuando.
16a-20a sessões: Modificando esquemas disfuncionais V-IX
Objetivos:
1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;
2. avaliar a aplicação de comportamentos alternativos para atuar de forma mais saudável quando o(s) esquema(s) disfuncional(is) está(ão) operando;
3. identificar novas formas de intervir quando o(s) esquema(s) disfuncional(is) está(ão) atuando.
Tarefas de casa:
1. aplicar as intervenções quando o(s) esquema(s) disfuncional(is) está(ão) atuando planejadas na sessão;
2. identificar quando o pólo saudável está atuando.
Daniel Maffasioli Gonçalves – CRM 20.397
Psiquiatra em Florianópolis
Instagram: danielpsiquiatrafloripa
Nos links abaixo estão todos os arquivos das tarefas de casa:
Técnicas para alívio da ansiedade
Orientações sobre uso de medicamentos
Cuidados com o uso de ácido valproico e carbamazepina
PHQ
IDENTIFICANDO PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS DISFUNCIONAIS
Distorções cognitivas mais comuns
Orientações sobre tratamento não medicamentoso
Dicas para uma alimentação saudável
MODIFICANDO PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS DISFUNCIONAIS
IDENTIFICANDO ESQUEMAS DISFUNCIONAIS