Para pacientes

Apresento aqui a proposta de trabalho baseada na psicoeducação e que é utilizada independente de haver ou não indicação de uso de medicamentos. Sugere-se a realização de ao menos as oito primeiras sessões com a periodicidade que melhor lhe convier (semanal, quinzenal, mensal).

Em linhas gerais, e de forma bem resumida, o processo todo baseia-se em:

. compromisso de participação sempre ativa de paciente e psiquiatra, que atuam de forma colaborativa para buscar soluções;

. foco na resolução de problemas atuais ao invés de passados, ou seja, priorizar o que neste momento está prejudicando sua funcionalidade e bem estar;

. abordagem estruturada e bastante prática, envolvendo especialmente questões do dia a dia;

. compreensão das formas como o(s) seu(s) transtorno(s) se manifesta(m);

. reconhecimento dos fatores agravantes e fatores atenuantes dos seus estados psíquicos negativos;

. identificação de sintomas, reações emocionais negativas, pensamentos distorcidos e estados psíquicos incômodos de uma forma geral, para então desenvolver estratégias e adquirir habilidades para amenizá-los ou eliminá-los.

​Tem por objetivo aumentar as probabilidades de:

. controle mais rápido e eficaz dos sintomas, especialmente aqueles em que os medicamentos têm menos efeito (quando for o caso);

. prevenção de novos episódios agudos de seu(s) transtorno(s), com manutenção de remissão a longo prazo sem recaídas;

. aumento da probabilidade de manter-se sem uso de medicamentos após o período de tratamento agudo (quando for o caso);

. melhora da qualidade de vida e bem estar geral.

Como pode ser visto abaixo, para cada sessão existem objetivos e tarefas de casa. Estas devem ser realizadas para discussão na sessão seguinte e são parte fundamental do trabalho, pois este não é realizado apenas em consulta, mas também fora dela.

> 1a sessão: Diagnóstico

Objetivos:

1. coletar informações sobre a história de vida e de sintomas;

2. estabelecer o(s) diagnóstico(s);

3. apresentar opções de tratamento;

4. estabelecer em conjunto objetivos e plano de tratamento.

Tarefas de casa:

1. estudar sobre o(s) seu(s) diagnóstico(s) clicando aqui;

2. ler sobre técnicas para alívio da ansiedade clicando aqui;

3. ler orientações sobre tratamento medicamentoso clicando aqui;

4. você pode avaliar a severidade de seus sintomas depressivos clicando aqui;

5. você pode avaliar a severidade de seus sintomas ansiosos clicando aqui;

6. se tiver sido prescrito lítio, leia as orientações para uso desta medicação clicando aqui, e  se tiver sido prescrito ácido valproico ou carbamazepina, leia as orientações para uso desta(s) medicação(ões) clicando aqui.

> ATENÇÃO:

Fazer o registro de todas as atividades realizadas em consulta e das tarefas de casa em um caderno de terapia ou arquivo de computador é considerado fundamental. Além de ficarem registrados os seus progressos, as informações ali armazenadas poderão ser muito úteis no futuro.

> 2a sessão: Educação sobre o(s) diagnóstico(s)/Regularidade de hábitos

Objetivos:

1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;

2. revisar questões sobre o(s) seu(s) diagnóstico(s), tais como manifestações sintomáticas, tratamentos e prognóstico(s);

3. estabelecer metas de regularidade de hábitos e analisar a importância da higiene de sono, da prática de exercícios e de uma dieta saudável;

4. definir estratégias para organizar atividades diárias de forma mais saudável e produtiva a fim de reduzir sintomas;

5. Apresentar técnicas de exposição gradual e ativação comportamental.

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Tarefas de casa:

1. listar seis emoções/reações corporais negativas com respectivos ativadores e pensamentos automáticos disfuncionais conforme a tabela Identificando Pensamentos Automáticos Disfuncionais. Para acessá-la clique aqui;

2. ler sobre higiene do sono clicando aqui;

3. ler orientações sobre tratamento não medicamentoso clicando aqui.​
 

> 3a sessão: Identificando pensamentos automáticos disfuncionais I

Objetivos:

1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;

2. revisar a tabela Identificando Pensamentos Automáticos Disfuncionais preenchida;

3. analisar como os pensamentos influenciam as emoções/reações corporais;

4. avaliar o padrão de pensamentos automáticos disfuncionais.

Tarefas de casa:

1. listar seis emoções/reações corporais negativas com respectivos ativadores e pensamentos automáticos disfuncionais conforme a tabela Identificando Pensamentos Automáticos Disfuncionais. Para acessá-la clique aqui;

​2. ler sobre distorções cognitivas mais comuns clicando aqui.

> 4a sessão: Identificando pensamentos automáticos disfuncionais II/Modificando pensamentos automáticos disfuncionais I

Objetivos:

1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;

2. revisar a tabela Identificando Pensamentos Automáticos Disfuncionais preenchida;

3. analisar as distorções cognitivas mais comuns;

4. apresentar técnicas para avaliar a validade e utilidade dos pensamentos automáticos disfuncionais.

Tarefa de casa:

1. listar quatro pensamentos automáticos disfuncionais com respectivos ativadores e consequências e avaliá-los conforme a tabela Modificando Pensamentos Automáticos Disfuncionais. Para acessá-la clique aqui.

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> 5a e 6a sessões: Modificando pensamentos automáticos disfuncionais II e III

Objetivos:

1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;

2. rever as técnicas para avaliar a validade e utilidade dos pensamentos automáticos disfuncionais;

3. revisar a tabela Modificando Pensamentos Automáticos Disfuncionais preenchida;

4. avaliar no dia a dia a relação entre mudança cognitiva e alívio de sintomas.

​​

Tarefa de casa:

1. listar quatro pensamentos automáticos disfuncionais com respectivos ativadores e consequências e avaliá-los conforme a tabela Modificando Pensamentos Automáticos Disfuncionais. Para acessá-la clique aqui.

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> 7a sessão: Modificando pensamentos automáticos disfuncionais IV/Conceituando esquemas disfuncionais e estilos de enfrentamento

Objetivos:

1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;

2. revisar a tabela Modificando Pensamentos Automáticos Disfuncionais preenchida;

3. introduzir o conceito de esquemas disfuncionais e analisar sua relação com pensamentos automáticos disfuncionais;

4. apresentar o conceito de estilos de enfrentamento e os tipos mais comuns (resignação, evitação e hiper-compensação).

Tarefa de casa:

1. ler o texto de introdução sobre esquemas disfuncionais clicando aqui.

> 8a sessão: Identificando esquemas disfuncionais I

Objetivos:

1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;

2. analisar a relação entre os esquemas disfuncionais e os estados emocionais/corporais negativos;

3. apresentar os fundamentos sobre a origem dos esquemas disfuncionais;

4. avaliar as formas como os esquemas disfuncionais são perpetuados.

​​

Tarefa de casa:

1. identificar esquemas disfuncionais através da leitura dos textos apresentados nos links da página que você acessa clicando aqui.

> 9a sessão: Identificando esquemas disfuncionais II

Objetivos:

1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;

2. listar e analisar os esquemas disfuncionais que foram identificados na tarefa de casa;

3. identificar as possíveis origens dos esquemas disfuncionais;

4. avaliar como os esquemas disfuncionais identificados foram perpetuados.
 

Tarefa de casa:

1. confirmar ou não os esquemas identificados na tarefa de casa da sessão 8 através da releitura dos textos apresentados nos links da página que você acessa clicando aqui;

2. identificar os estilos de enfrentamento mais comuns (resignação, evitação e hiper-compensação) para cada esquema disfuncional.

> 10a sessão: Identificando esquemas disfuncionais III

Objetivos:

1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;

2. listar e analisar os esquemas disfuncionais que foram confirmados na tarefa de casa, identificando as suas possíveis origens e a forma como foram perpetuados;

3. avaliar os estilos de enfrentamento mais comuns para cada esquema disfuncional identificado.

Tarefa de casa:

1. preencher a tabela Identificando Esquemas Disfuncionais clicando aqui.

> 11a sessão: Identificando esquemas disfuncionais IV

Objetivos:

1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;

2. revisar a tabela Identificando Esquemas Disfuncionais preenchida;

3. reforçar a relação entre pensamentos automáticos disfuncionais e esquemas disfuncionais.

Tarefas de casa:

1. preencher a tabela Identificando Esquemas Disfuncionais clicando aqui.

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> 12a sessão: Identificando esquemas disfuncionais V/Modificando esquemas disfuncionais I

Objetivos:

1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;

2. revisar a tabela Identificando Esquemas Disfuncionais preenchida;

3. apresentar técnicas para modificação de esquemas disfuncionais;

4. apresentar o conceito de pólo saudável.

Tarefas de casa:

1. listar evidências a favor e contra os principais esquemas disfuncionais;

2. identificar quando o pólo saudável está atuando.

> 13a e 14a sessões: Modificando esquemas disfuncionais II e III

Objetivos:

1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;

2. analisar as evidências a favor e contra os principais esquemas disfuncionais identificadas nas tarefas de casa;

3. avaliar a veracidade ou inveracidade dos esquemas disfuncionais;

4. analisar os momentos identificados em que o pólo saudável atuou.

Tarefas de casa:

1. listar evidências a favor e contra os principais esquemas disfuncionais;

2. identificar quando o pólo saudável está atuando.

15a sessão: Modificando esquemas disfuncionais IV

Objetivos:

1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;

2. apresentar técnicas de ensaios comportamentais;

3. identificar formas de intervir quando o(s) esquema(s) disfuncional(is) está(ão) atuando.

Tarefas de casa:

1. aplicar as intervenções quando o(s) esquema(s) disfuncional(is) está(ão) atuando planejadas na sessão;

2. identificar quando o pólo saudável está atuando.

16a-20a sessões: Modificando esquemas disfuncionais V-IX

Objetivos:

1. listar problemas atuais que atuam como fatores estressores para análise durante a sessão;

2. avaliar a aplicação de comportamentos alternativos para atuar de forma mais saudável quando o(s) esquema(s) disfuncional(is) está(ão) operando;

3. identificar novas formas de intervir quando o(s) esquema(s) disfuncional(is) está(ão) atuando.

Tarefas de casa:

1. aplicar as intervenções quando o(s) esquema(s) disfuncional(is) está(ão) atuando planejadas na sessão;

2. identificar quando o pólo saudável está atuando.

Daniel Maffasioli Gonçalves – CRM 20.397

Psiquiatra em Florianópolis

Instagram: danielpsiquiatrafloripa

​Nos links abaixo estão todos os arquivos das tarefas de casa:
​Técnicas para alívio da ansiedade

Orientações sobre uso de medicamentos

Cuidados com o uso de lítio

Cuidados com o uso de ácido valproico e carbamazepina

PHQ

GAD-7: escala de ansiedade

IDENTIFICANDO PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS DISFUNCIONAIS

Distorções cognitivas mais comuns

Orientações sobre tratamento não medicamentoso

Higiene do sono

Dicas para uma alimentação saudável

MODIFICANDO PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS DISFUNCIONAIS

ESQUEMAS DISFUNCIONAIS

IDENTIFICANDO ESQUEMAS DISFUNCIONAIS